Em entrevista concedida à revista norte-americana Becker´s Spine Review, o especialista em cirurgia da coluna vertebral da Universidade de Washington, Dr. Lawrence Lenke falou sobre as tendências da cirurgia da coluna vertebral para o futuro, enfatizando a importância das cirurgias minimamente invasivas.

O especialista norte-americano afirma que “Muitas cirurgias agora são realizadas através de incisões menores, com menor lesão aos tecidos e morbidade. Algumas especialidades adotaram os procedimentos minimamente invasivos rapidamente, como colesistectomia laparoscópica, mas a mudança não foi tão rápida quando falamos em cirurgia da coluna vertebral. As cirurgias de coluna são desafiadoras e difíceis de serem realizadas com segurança e reprodutibilidade, e estamos à procura de procedimentos que irão nos ajudar a gastar menos tempo para realizar estas cirurgias, com os mesmos resultados e segurança. Tivemos bom progresso, especialmente para problemas degenerativos da coluna em artrodeses de poucos níveis”.

Segundo Lenke, “Acho que vamos continuar a avançar com procedimentos minimamente invasivos. Os programas de treinamento são agora melhor estruturados e cirurgiões de coluna têm acesso a uma formação complementar para as técnicas de cirurgia minimamente invasivas. Acredito que quanto mais especializados forem os cirurgiões de coluna, mais isso vai ajudar o nosso campo de atuação. Quando você se concentra apenas na coluna vertebral em sua prática médica, você fica melhor nas indicações, procedimentos e resultados.”

A Maximplant há cinco anos investe em tecnologia minimamente invasiva para patologias da coluna vertebral, especialmente nos campos do tratamento da dor crônica com procedimentos percutâneos e na fixação com sistemas minimamente invasivos. Ao longo deste período foram realizados dezenas de cursos e programas de educação continuada, dos quais participaram contentas de especialistas do Brasil e do exterior, trocando experiências e fazendo hoje o futuro da cirurgia de coluna no Brasil.

Veja a artigo original aqui

 

Maximplant